Ciência

Cogumelos mágicos considerados a droga recreativa mais segura do mundo

A ‘Global Drug Survey’, um Centro de Investigação Independente que realiza a maior pesquisa sobre drogas no mundo, localizada em Londres, realizou um estudo que revelou que os cogumelos mágicos são a droga recreativa mais segura que existe.

A investigação concluiu que os cogumelos mágicos foram a droga que menos pessoas levaram às emergências durante o ano de 2016, quando comparado com outras drogas. Por exemplo, o número de pessoas que foram de emergência para o hospital devido ao uso de cocaína é cinco vezes superior.

Adam Winstock, o fundador da ‘Global Drug Survey’ e psiquiatra, afirmou ao ‘The Guardian’ que “os cogumelos mágicos são uma das drogas mais seguras do mundo”. No entanto, Winstock explica que o consumo desta droga não é totalmente inofensivo, uma vez que há que ter em atenção os cogumelos que são consumidos.

“O uso [de cogumelos mágicos] combinado com álcool e uso em ambientes arriscados ou desconhecidos aumenta os riscos de danos como lesões acidentais, pânico e confusão de curta duração, desorientação e medo de perder a consciência”, explicou o psiquiatra ao jornal britânico.

Existe um site de aconselhamento sobre drogas, Frank, que explica que os cogumelos mágicos também podem “distorcer cores, sons e objetos”.

“Algumas pessoas podem sentir-se mais emocionalmente sensíveis, mais criativas ou sentir-se iluminadas. Eles também podem acelerar e retardar o tempo e o movimento. Eles podem fazer-te sentir que estás a sonhar, enquanto estás acordado”, aponta o site.

Para a investigação da ‘Global Drug Survey’ participaram 120 mil voluntários em 50 países diferentes, que responderam a várias questões relacionadas com os seus hábitos de consumo de substâncias alucinogénias. Cerca de 28 mil pessoas confirmaram já ter experimentado cogumelos mágicos e 81,7 por cento das mesmas afirmaram ter tido uma “experiência psicadélica moderada”. Já outras pessoas afirmaram terem sentido alguns ataques de pânico.

Os cogumelos mágicos são fungos que têm um efeito semelhante ao LSD, causando alucinações, mas não são considerados uma substância viciante. Aliás, os cogumelos mágicos são muitas vezes utilizados para tratamentos de depressões graves e de ansiedade.

Em destaque

Subir