Clube dos Pensadores

Clube dos Pensadores de regresso com Júlio Machado Vaz 

O Clube dos Pensadores está de regresso, cumprindo a sua premissa de debater temas que estão fora da área política. Desta vez, o convidado é o professor, psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz. A conversa decorre no dia 13 de fevereiro (segunda-feira), no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, às 21h30.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, convidou Júlio Machado Vaz  para um debate sobre o tema ‘O Envelhecimento e o Sexo’.

O Clube dos Pensadores procura abrir os debates a assuntos que suscitam interesse na sociedade. Recentemente recebeu o investigador Sobrinho Simões que abordou ‘A Nova Medicina’. Com a nova medicina e a consequente possibilidade do aumento da esperança de vida há implicações no Serviço Nacional de Saúde e nas Pensões de Reforma.

Desta vez proporcionou-se a presença de Júlio Machado Vaz, professor universitário, médico-psiquiatra e sexólogo.

O tema proposto para este debate, tendo em conta que a população portuguesa está a ficar cada vez mais envelhecida.

A fase do envelhecimento é caracterizada por mudanças fisiológicas, emocionais, sociais e de aparência física. As alterações fisiológicas são marcadas pela diminuição da produção de hormonas sexuais.

É importante o esclarecimento de dúvidas, para quem é casado ou solteiro preparando-os para lidar com alterações da vida sexual, evitando situações de mal-estar ou que precipitam o fracasso de uma relação.

O processo do envelhecimento e nos períodos da andropausa e menopausa implicam alterações, o que não quer dizer que não se possa continuar a ter uma vida sexual ativa.

Por outro lado, em idades mais avançadas, o comprometimento das condições físicas e a presença de doenças diversas podem comprometer a atividade sexual.

A vivência da sexualidade com o avançar da idade, nada mais, é do que a continuação de um processo que teve início na infância.


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir