Euromilhões

Clube dos Pensadores recebe ministro Poiares Maduro

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional é o próximo convidado do Clube dos Pensadores. Depois do socialista Miguel Beleza, Joaquim Jorge convidou um membro do Governo, com debate marcado para 9 de junho.

Miguel Poiares Maduro vai estar presente no Clube dos Pensadores, no dia 9 de junho, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

O debate surge na antecâmara das eleições Legislativas e numa altura em que começam a ser conhecidos os programas dos partidos.

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional vai abordar o cenário político, as propostas da coligação PSD/CDS, ao mesmo tempo que fará um balanço da legislatura.

Poiares Maduro tem a tutela da Comunicação Social, do Desenvolvimento Regional e das Autarquias Locais e substituiu, no executivo, Miguel Relvas.

Não ficou com a tarefa de coordenar a comunicação e a política do Governo, mas assume o papel primordial de gestor do Portugal 2020.

A intenção do Governo é fazer entrar este ano na economia 4000 milhões, mas apenas mil milhões serão já do Portugal 2020. O resto é o final da execução do QREN.

Muitos chamam-lhe o “ministro Euromilhões”. Tem nas mãos o único instrumento para o Governo brilhar nos indicadores económicos até às eleições Legislativas, que decorrerão entre setembro e outubro – o Presidente da República ainda não definiu a data, mas terá de circunscrever-se àquele período.

Poiares Maduro acha que é a competitividade inteligente que tem que ser apoiada, porque faz a soma perfeita da valorização dos recursos com o conhecimento, a inovação, o empreendedorismo e as atividades tradicionais empreendedorismo das PME dos chamados territórios de baixa densidade. O  plano de restruturação da RTP com novo contrato de concessão está em marcha.

A descentralização de competências para os municípios é uma prioridade inadiável na área de Saúde, Educação, Segurança Social e Cultura. Todavia há grande contestação, essencialmente na educação ao nível dos professores. Estas questões também serão discutidas neste debate, mais um, do Clube dos Pensadores.

Em destaque

Subir