Nas Notícias

Clube dos Pensadores recebe Jaime Nogueira Pinto

Joaquim Jorge convidou Jaime Nogueira PInto para estar presente no Clube dos Pensadores. O debate de ideias – com o tema ‘2016/2017: Tempo de ruptura? Tempo de continuidade?’ – está marcado para o dia 16 de outubro, às 21h30 no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Jaime Nogueira Pinto é doutorado em Ciência Política, politólogo e escritor, assumidamente de direita, defendeu Salazar, há 11 anos, num programa na televisão. É um homem controverso, corajoso, firme nas suas convicções ideológicas.

Recentemente, sofreu ameaças à sua segurança e integridade física, feitas por alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Os alunos alegaram que esta conferência estava associada a argumentos racistas, colonialistas e xenófobos e que punha em perigo a democraticidade e inclusividade. Como consequência, a direção da Faculdade decidiu anular a conferência.

Foi por essa altura que o Clube dos Pensadores mostrou disponibilidade para receber Jaime Nogueira Pinto, endereçando-lhe um convite para falar do que entendesse. Foi aceite e marcado para agora.

“O Clube dos Pensadores sabe muito bem o que é a tentativa de boicotar debates. Isso aconteceu com Miguel Relvas em que houve uma manifestação para impedir uma reunião. Esse acontecimento foi muito mediatizado em que se ouviu cantar ‘Grândola Vila Morena’ por manifestantes”, destaca Joaquim Jorge.

Mas houve outros episódios. A presença de Jerónimo de Sousa com a ameaça de bomba, em que se veio a verificar que foi um alarme falso.

Mais tarde, com a presença da ministra Paula Teixeira da Cruz, em que houve também uma tentativa de impedir uma livre reunião.

“A liberdade de expressão não pode impedir outros de se exprimirem e tornar-se uma agressão a outros valores. A liberdade de expressão não se impõe silenciando os outros. Procurar silenciar alguém com quem não se concorda e concomitantemente impedir um grupo de cidadãos de ouvir alguém que não gostamos ou detestamos”, realça o biólogo e fundador deste clube.

“Este tipo de boicote, não parece ser um bom princípio, porque permite, a partir daí, tudo. O Clube dos Pensadores permite que flua o livre intercâmbio de ideias, por muito antagónicas e irreconciliáveis que pareçam. O direito de exprimir e divulgar livremente o nosso pensamento pela palavra é inalienável e inegociável”

O Clube dos Pensadores já teve presente outras personalidades de direita, como Paulo Portas, Assunção Cristas, Manuel Monteiro, Nuno Melo, entre outras.

Em destaque

Subir