Nas Notícias

Clube dos Pensadores encerra debates de 2016 com Luís Montenegro

luis_montenegro_jj_600Para o encerramento do ciclo de debates em 2016, Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, convidou Luís Montenegro , líder parlamentar do PSD. A conversa decorre a 21 de novembro, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, a partir das 21h30.

Em 2016, o Clube dos Pensadores já recebeu: a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.º aniversário; Assunção Cristas, líder do CDS; Rui Rio, do PSD; Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores; Catarina Martins, coordenadora do BE; e Manuel Monteiro, ex-líder do CDS.

Luís Montenegro, que é amigo pessoal de Joaquim Jorge, já esteve presente em anteriores iniciativas do CdP. Aquando da coligação governamental PSD/CDS, desempenhou uma acção de relevo no apoio ao anterior governo, como líder parlamentar na coordenação do seu grupo parlamentar do PSD e no entendimento com o grupo parlamentar do CDS liderado por Nuno Montenegro.

Agora que o PSD não faz parte do governo tem tido uma acção mais reservada mas não deixando de ser eficiente, pois tem sentado ao seu lado na bancada o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

A proposta do OE 2017 foi discutida na generalidade a 3 e 4 de Novembro, estando a votação final global do documento agendada para 29 de Novembro.

Será importante ouvir a opinião de Luís Montenegro, como se sabe, é contrária à política seguida pelo governo do PS, presidido por António Costa com o apoio parlamentar do BE e PCP.

O Clube tem sido talismã para líderes da oposição. Pedro Passos Coelho esteve em Março de 2011 no CdP e depois foi Primeiro-Ministro de Portugal em Junho de 2011. António Costa esteve em Março de 2015 no CdP e depois foi Primeiro-Ministro em Novembro de 2015.

Joaquim Jorge já formulou um convite a Pedro Passos Coelho que respondeu por SMS: “Não sei se será viável no curto prazo aceitar o seu convite, tenho andado com uma agenda muito preenchida, mas tenho gosto em falar consigo e tentar programar uma oportunidade.”

Numa altura, em que Rui Rio procura o melhor momento, apesar dos avanços e recuos, para ser alternativa a Pedro Passos Coelho.

O aparecimento do movimento “Portugal não pode esperar” dentro do PSD, que pretende apresentar propostas alternativas e de vozes sociais-democratas em surdina que discordam da política seguida pelo PSD.

O próprio Luís Montenegro é apontado por alguns círculos, como futuro candidato a líder do PSD.

Pedro Passos Coelho nega  a existência de qualquer desconforto dentro do partido em relação à sua liderança. Todavia o timing de colocar em causa o seu lugar será feito aquando das eleições autárquicas 2017. Até lá o PSD continuará numa paz aparente.

Em destaque

Subir