Nas Notícias

Clube dos Pensadores celebra 10.º aniversário com Daniel Bessa

Daniel BessaO Clube dos Pensadores convidou Daniel Bessa para o debate que assinala o 10.º aniversário daquele movimento cívico. A conversa decorre a dia 21 de março, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Daniel Bessa é um reputado economista que foi ministro da Economia de um Governo liderado por António Guterres. A sua ligação a várias empresas como administrador e consultor permite-lhe ter uma noção da realidade económica de Portugal. Recentemente, abandonou o cargo de diretor-geral da COTEC Portugal.

É o convidado de Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, para a celebração de uma década de vida de um movimento que confronta a política com a vida das pessoas, através do conhecimento profundo de algumas das mais reputadas personalidades portuguesas.

“O Clube dos Pensadores sempre lutou contra o desinteresse na política, a favor do debate de ideias, pela dignidade dos cidadãos, contra as injustiças e pelo combate contra os privilégios. Deste modo, será uma oportunidade para Daniel Bessa tomar a palavra e divulgar as suas ideias”, destaca Joaquim Jorge.

A pugnar pela “aproximação entre cidadãos e política”, o movimento “procura fazer ver que as pessoas querem uma relação diferente com a política e os políticos”.

“Portugal não se compadece com eleições só para mudar os lugares. É preciso repensar o país, a forma de fazer política e o próprio regime. É preciso ter como lema: mais sociedade, menos impostos; menos intervenção estatal, menos proibições; menos meterem-se na vida dos cidadãos e mais liberdade”, reforça Joaquim Jorge.

O debate com Daniel Bessa está marcado para o dia 21 de março e tem início marcado para as 21h00, no Hotel Holliday Inn, em Vila Nova de Gaia. A entrada é livre.

O clube

A caminhada do Clube dos Pensadores “tem-se feito com muitos custos, sacrifícios, incompreensões, parcos recursos, sem apoios do erário público e é assim que vai continuar”.

“Nunca recebeu um euro do Estado. A sociedade civil tem que ter engenho e criatividade sem estar sempre à espera das benesses do Estado”, refere o fundador.

O clube é um espaço de reflexão, aberto, para lá das fronteiras físicas e ideológicas. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia a liberdade, a informação, a análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro.

Ao longo destes debates 10 anos, com mais de 100 debates realizados, passaram pelo Clube doos Pensadores personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Alberto João Jardim, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Ana Drago, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, Marisa Matias, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos, Rui Rio, bem como os sindicalistas Arménio Carlos e Mário Nogueira.

Fora do campo da política, destaque para Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos, Sobrinho Simões, Vítor Baía e Pedro Abrunhosa.

Em destaque

Subir