Nas Notícias

Clonar Marcelo? “Seria insuportável para o povo e, sobretudo, para o primeiro-ministro”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, respondeu, esta segunda-feira, a uma cientista que trabalha em Nova Iorque, na área da engenharia genética, que o questionou se gostaria de ser clonado. “Seria insuportável para o povo português e, sobretudo, para o primeiro ministro e para o Governo”, respondeu.

No Observatório Astronómico de Lisboa, a pergunta chegou, através de videoconferência, por Sílvia Curado, cientista portuguesa que trabalha nos Estados Unidos, na área da Engenharia Genética.

A pergunta gerou gargalhadas nos presentes, mas a resposta de Marcelo teve ainda mais reações. “Seria insuportável”, respondeu o Presidente, acrescentado, depois, que essa situação seria “insuportável para o povo português e, sobretudo, para o primeiro-ministro e para o Governo”.

“O que seria qualquer Governo ou qualquer órgão com funções executivas ter de lidar, não com um Presidente, mas com vários presidentes presentes em vários pontos do território?”, perguntou Marcelo, provocando gargalhadas na sala.

O Chefe de Estado considera, por isso, que é melhor “poupar isso aos portugueses, que merecem, e sobretudo ao primeiro-ministro e ao Governo”.

A participar numa conferência sobre ciência, promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, Marcelo disse aos presentes que, “se há uma prioridade para a ciência em Portugal, nessa prioridade cabem aqueles portugueses que estão lá fora.

O Presidente da República aproveitou ainda para elogiar a GPS – Global Portuguese Science – uma rede global que facilita a colocação de cientistas portugueses no mundo, uma “ferramenta essencial” para a comunidade científica espalhada pelo mundo.

Em destaque

Subir