Motores

Citroën e José Maria Lopez a caminho dos títulos no WTCC no Japão

PechitoLopezJapao1

José Maria Lopez e a Citroën estão a caminho de mais um título no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC). E é com isso em mente que abordam a jornada que no próximo fim-de-semana se disputa no circuito de Twing Ring Motegi, no Japão.

Tanto para o argentino como para a formação liderada por Yves Matton o objetivo será vencer no país do sol nascente, onde ‘Pechito’ e a Citroën podem desde já assegurar o terceiro cetro mundial consecutivo.

Situada a 150 quilómetros da capital japonesa, Tóquio, a pista de Motegi, com os seus 4,801 km de perímetro caracteriza-se por velocidades médias e baixas relativamente baixas, com uma sucessão de fases de aceleração e de travagem particularmente exigente para os travões. No entanto oferece muitas possibilidades de ultrapassagem.

No ano passado os C-Elysée mostraram-se à vontade neste traçado nipónico, e apesar de ter falhado a ‘pole position’ por oito centésimas José Maria Lopez venceu a primeira corrida.

PechitoLopezJapao2

‘Pechito’ – autor de cinco ‘pole position’ e sete vitórias – tem uma vantagem de 117 pontos sobre o segundo colocado, sendo que depois 37 pontos separam os sete pilotos seguintes.

Mas José Maria Lopez está apenas focado no que tem que fazer em solo japonês, onde tem boas recordações. “Foi em Suzuka que conquistei o meu primeiro título mundial em 2014 e isso contribui para tornar esta deslocação ainda mais especial”.

“Motegi é ujm sítio onde os nossos adversários são muito fortes. É, além disso o único circuito em que deixámos escapar uma pole position em 2015. Mas acabei por ganhar vantagem na corrida e isso significa também que o Citroën C-Elysée WTCC está à vontade neste terreno”, refere o argentino.

“Fico satisfeito que este ano estejamos ao mesmo nível de lastro, penso que a luta será interessante e reveladora do nível de forma de cada um. Após várias corridas, sinto-me bastante descontraído e não considero a vitória como uma obrigação. Basta que marque pontos e mantenha o meu avanço, isso irá levar-me mais perto do título e tornar a situação dos meus perseguidores mais complicada. Não sou eu quem está sob pressão”, acrescenta ‘Pechito’ Lopez.

Em destaque

Subir