TV

Cirurgia ao cérebro animada pelo próprio paciente a tocar guitarra (vídeo)

Um paciente cantou e tocou guitarra para animar os médicos que lhe retiravam um tumor no cérebro. A imagem da inédita cirurgia, realizada num hospital de Santa Catarina, no Brasil, está a tornar-se viral nas redes sociais.

Um homem tocou guitarra e cantou ao longo de nove horas. Até aqui, nada de estranho.

Mas o caso está a tornar-se viral porque o mesmo homem cantou e tocou enquanto lhe estavam a operar o cérebro.

Anthony Diaz, de 33 anos, animou a longa cirurgia de nove horas em que uma equipa de seis médicos, liderada pelo cirurgião Marcos Ghizoni, removia um tumor cerebral, ao som da cantoria do próprio paciente.

A inédita cirurgia teve lugar no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Santa Catarina (Brasil), sendo a 19.ª intervenção com monitorização cerebral.

Este tipo de procedimento está a ser usado para ‘controlar’ a evolução da cirurgia. Com o paciente acordado e a interagir com a equipa médica, o risco de uma lesão (neste caso, durante a retirada do tumor) é mais reduzido, pois qualquer alteração no paciente é observada de imediato.

“Nós decidimos deixar o paciente acordado justamente pela lesão ter uma proximidade muito grande com as áreas responsáveis pela fala e pela motricidade do paciente”, justificou Ghizoni, um cirurgião com mais de três décadas de experiência.

Anthony Dias continua a recuperar bem, segundo o hospital, e deverá ter alta ainda hoje.

O paciente descobriu o tumor há dois meses, na mesma altura em que o primeiro filho tinha acabado de nascer.

“Os momentos em que estive com a minha família e com o meu filho deram-me forças para enfrentar esta cirurgia”, admitiu o músico improvável.

Em destaque

Subir