Cultura

Cinema e fado portugueses integram lista de possíveis nomeações aos Oscars

jose_saramago_pilarMais boas notícias para Portugal. O filme ‘José e Pilar’, de Miguel Gonçalves Mendes, ‘Mistérios de Lisboa’, de Raul Ruiz, e o fado ‘Já não estar’, interpretado por Camané, fazem parte de uma lista de possíveis nomeados aos Oscars 2012.

A lista foi divulgada esta terça feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos e dela fazem parte três obras portuguesas, duas no cinema e uma na música.

‘José e Pilar’, do realizador Miguel Gonçalves Mendes, aborda a vida e vivência de José Saramago e a sua esposa Pilar del Rio. A película esteve cinco meses em cartaz no nosso país tendo sido vista por mais de 22 mil pessoas. Também no Brasil, por mais de 40 mil.

‘Mistérios de Lisboa’, do realizador Raul Ruíz, baseia-se na obra com o mesmo nome de Camilo Castelo Branco. A longa-metragem já teve impacto no cinema internacional tendo sido eleito o melhor filme estrangeiro pela Academia de Imprensa Internacional, nos Estados Unidos.

Ambos os filmes fazem parte das pré-nomeações para o Óscar de Melhor Filme.

Já o fado ‘Já não estar’, tema que incorpora o documentário ‘José e Pilar’, interpretado por Camané, com música de José Mário Branco e letra de Manuela de Freitas, integra a lista de pré-nomeações para o Óscar de Melhor Canção Original.

Mais partilhadas da semana

Subir