Mundo

Cinco mortos em derrame de combustível na ilha de Bornéu

Cinco pessoas morreram, vítimas de um derrame de combustível seguido de incêndio, na ilha de Bornéu. Há ainda centenas de casos de problemas respiratórios e náuseas.

As vítimas mortais estavam a praticar pesca lúdica quando aconteceu o derrame, seguido de incêndio, segundo o responsável da Agência Nacional de Busca e Resgate de Balikpapan, Oktavianto.

A mesma fonte adiantou que os fumos do incêndio, que já foi dominado, afetaram centenas de pessoas que sentem problemas respiratórios e náuseas.

As autoridades, que estão a coordenar as operações com a empresa estatal Pertamina e a PT Chevron Indonesia, ainda não determinaram a causa do derrame nem avaliaram os danos causados à economia e ao ambiente.

O derrame afeta a costa leste e norte da cidade, a segunda maior da província de Kalimantan Oriental (Bornéu Oriental) e já cobre uma superfície com aproximadamente 12 quilómetros quadrados.

A empresa Pertamina, que tem uma refinaria de petróleo naquela zona, assegurou à imprensa local que o derrame não é de crude e sim de combustível para barcos, negando qualquer responsabilidade.

A Indonésia divide a ilha de Bornéu, rica em recursos naturais, com a Malásia e o Brunei.

Em destaque

Subir