Mundo

Cinco hábitos de uma vida saudável acrescentam 10 anos de vida, revela estudo

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Harvard, divulgado esta segunda-feira, revela que manter cinco hábitos saudáveis na vida adulta podem acrescentar mais de uma década de vida.

Uma dieta saudável, exercício regular, peso, pouco álcool e nenhum tabaco são as condições que este grupo de investigadores da Escola de Saúde Pública da universidade norte-americana acredita serem essenciais para ter mais 10 anos de vida.

Além do aumento da longevidade, o estudo destaca também que, com estes cinco hábitos, a possibilidade de cancro ou doenças cardiovasculares diminui consideravelmente.

Este estudo, publicado esta segunda-feira na revista académica Circulation, representa a primeira análise do impacto de um estilo de vida saudável nos norte-americanos, população com uma esperança de vida das mais baixas entre os países desenvolvidos.

Ao todo foram examinadas 78 865 mulheres durante 34 anos e 44 354 ao longo de 27 anos. As opções de vida saudável consideradas foram não fumar, um baixo índice de massa corporal, pelo menos meia hora de atividade física por dia, uma dieta saudável e ingestão moderada de álcool.

Com estes cinco hábitos, de acordo com o estudo, homens e mulheres ficam com menos 82 por cento de possibilidade de morrer de doenças cardiovasculares e 65 por cento menos de morrer de cancro.

Quem não seguiu estas opções, viu a sua esperança de vida aos 50 anos ser de mais 29 para as mulheres e 25,5 para os homens, face aos 43,1 anos e 37,6 para os ‘examinados saudáveis’.

Em suma, o estudo indica que este estilo de vida saudável aumenta a esperança média de vida em 14 anos nas mulheres e em 12 nos homens.

Em destaque

Subir