Ciência

Cientistas recolhem imagens de chimpanzés a fazer e usar ferramentas para beber água

Investigadores de um projeto de conservação na Costa do Marfim conseguiram apanhar em flagrante chimpanzés das florestas locais a fazer e a usar ferramentas para beber água.

O ‘Comoe Chimpanzee Conservation Project’ instalou câmeras numa floresta da Costa do Marfim que acabaram por revelar como os chimpanzés adaptam-se onde vivem.

Neste caso, utilizaram pontas finas de galhos de árvore, mastigando-as e transformando-as numa espécie de pincel que consegue absorver líquidos. Segundo os exames feitos pelos cientistas, as ferramentas são criadas especificamente para que os chimpanzés conseguissem beber água armazenada nos troncos de árvores, segundo conta a BBC Brasil.

Esta descoberta foi divulgada na revista científica ‘American Journal of Primatology’.

Juan Lapuente foi quem liderou a investigação na Costa do Marfim e explicou que outras populações de chimpanzés na África já usavam uma técnica semelhante para recolher mel de colmeias de abelhas. “Mas o uso dessas varas com o que é parecido com um pincel na ponta para coletar água é completamente novo e nunca tinha sido descrito antes”, contou à BBC.

Os investigadores quiseram testar a absorção dos galhos, concluindo que as ferramentas davam vantagens aos animais. “Quanto mais longo o galho, mais água eles conseguem recolher”, afirmou Lapuente, acrescentando que “isso permite que os chimpanzés do Parque Nacional de Comoe consigam água de buracos extremamente estreitos e fundos nas árvores. Apenas eles, e nenhum outro animal, conseguem explorar isso, o que dá a eles uma vantagem de adaptação incrível para sobreviver nesse ambiente seco e imprevisível.”

Os animais pertencem à subespécie de chimpanzés comum na África Ocidental, que está ameaçada de extinção.

Em destaque

Subir