Nas Notícias

Cientistas encontram o mais antigo registo de humanos nas Américas

Foram encontrados novos vestígios num mastodonte com 130 mil anos, que estava num local de escavação em San Diego, EUA, que sugerem que os humanos chegaram às Américas 115 mil anos mais cedo que se julgava. Este é o mais antigo registo de humanos na América do Norte.

Num estudo publicado na revista ‘Nature’ é revelado que os vestígios que foram encontrados no mastodonte terão sido processados há cerca de 130 mil anos por um hominídeo que está ainda por identificar. Assim, este é o registo mais antigo da presença de humanos nas Américas. Anteriormente, o mais antigo conhecido era de há 15 mil anos.

Durante os anos noventa, os cientistas já tinham encontrado vestígios num mastodonte que viveu durante o Pleistoceno Superior. Os paleontólogos estariam a estudar percutores (instrumentos pré-históricos) e bigornas de pedra junto aos restos do animal.

Contudo, a equipa que foi liderado por Thomas Deméré, através de um processo de datação por radiocarbono conseguiu determina a data exata dos materiais encontrados e dos vestígios.

A revista ‘Nature’ informou que os fragmentos de ossos do mastodonte apresentavam fraturas em espiral, pelo que parece que os ossos foram quebrados logo após o animal ter sido apanhado. Da mesma forma, encontraram fragmentos de molares que através das marcas comprovam que são objetos duros produzidos por humanos.

“Esta descoberta está a reescrever a nossa compreensão de quando os humanos chegaram ao Mundo Novo”, disse Judy Gradwohl, presidente do Museu de História Natural de San Diego, que acrescenta que agora falta descobrir que espécie se tratava e como chegou à América do Norte.

Em destaque

Subir