Mundo

Cientistas desenvolvem cola cirúrgica que cicatriza ferimentos em 60 segundos (com vídeo)

Cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram uma cola cirúrgica que pode revolucionar a forma de operar com primeiros socorros. Esta cola, elástica e adesiva, pode cicatrizar ferimentos na pele e em órgãos internos em apenas 60 segundos, sem necessidade de suturas. MeTro, é o nome desta inovação.

De acordo com os investigadores, este gel cirúrgico pode revolucionar a forma como encaramos acidentes de pequenas dimensões pois permite, em apenas 60 segundos, que os ferimentos cicatrizem, sem interfeir na expansão e relaxamento do órgão ou da região da pele sujeito a aplicação.

A pesquisa do MeTro foi apresentada esta semana, num artigo publicado na revista Science Translational Medicine.

“A beleza da nossa fórmula é que, à medida que entra em contacto com a superfície dos tecidos, se solidifica numa espécie de gel”, explica Nasim Annabi, investigadora da Universidade de Norheastern, em Boston, e autora do artigo.

A utilização do MeTro permite a redução do tempo de procedimentos de primeiros socorros para cerca de metade, podendo também ser regulado para o gel tenha um efeito mais ou menos duradouro.

Os cientistas garantem também que o produto é de fácil utilização e manutenção.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=M9H315NK4717

 

Em destaque

Subir