Ciência

Cientistas descobrem sete novas espécies das rãs mais pequenas do mundo

Uma equipa de cientistas indianos descobriu sete novas espécies das rãs mais pequenas do mundo, que cabem numa moeda ou numa unha. Contudo, estas espécies estão em risco por habitarem em locais onde a atividade humana é elevada.

São mais conhecidas como rãs noturnas e foram encontradas em zonas pantanosas. Os biólogos ficaram surpreendidos com a quantidade de exemplares descobertos, admitindo que nunca tinham sido localizadas por ser serem demasiado pequenas, viverem escondidas e porque os ruídos que fazem se confundem com os de insetos.

Sonaly Garg, investigadora da Universidade de Deli, adiantou que esta espécie de rã existe na Índia há cerca de 80 milhões de anos. No entanto, os cientistas concluíram que estão ameaçadas porque foram encontradas fora de zonas protegidas, sendo algumas descobertas dentro de propriedades privadas onde os seus habitats são destruídos pela atividade humana.

“Das sete novas espécies, cinco estão sob ameaças consideráveis e exigem prioridade na conservação”, sublinhou SD Biju, o líder da investigação.

 

Em destaque

Subir