Ciência

Cientistas descobrem bactéria no fundo do mar que ajudará no tratamento do cancro da próstata

Foi encontrada uma bactéria no fundo do mar que destrói as células cancerígenas do cancro da próstata nos estados iniciais sem danificar as saudáveis.

Os resultados são inacreditáveis, até mesmo para a comunidade médica. A nova esperança no tratamento do cancro da próstata vem diretamente do fundo do mar. Os testes iniciais foram realizados em 413 doentes e os resultados são promissores.

A nova técnica é administrada como uma injeção normal e contém uma bactéria fotossensível encontrada no fundo do mar, que estando na corrente sanguínea é “despertada” através de um laser e começa a destruir as células cancerígenas sem danificar o tecido saudável.

“Os resultados são excelentes para homens com cancros na próstata em estágios iniciais, oferecendo um tratamento que mata as células cancerígenas sem danificar o órgão em si ou obrigar à sua remoção. É um enorme passo da ciência”, disse Mark Emberton, urologista da University College London e líder dos testes pioneiros.

O tratamento recebeu o nome de “terapia foto-dinâmica intravenosa” ou VTP, em inglês, que foi desenvolvida entre os cientistas do Weizmann Institute of Science, em Israel, e a STEBA Biotech, no Luxemburgo e França.

O medicamento, com a abreviação de WST11, é composto por uma bactéria que se aloja no fundo do oceano e, uma vez que vive na escuridão, evoluiu até conseguir transformar a pouca luz a que tem acesso em energia.

A comunidade médica está otimista em relação à nova técnica, visto que as terapias mais agressivas contra o cancro da próstata podem provocar disfunção erétil e incontinência, que poderão ser evitados com este tratamento inovador.

Atualmente o tratamento está em fase de análise pelas agências europeias, pelo que deverá demorar ainda alguns anos até ser aprovado para uso hospitalar.

Em destaque

Subir