Ciência

Cientistas criam novo teste sanguíneo que identifica localização de cancro

Um grupo de cientistas da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, realizou um estudo que resultou na criação de um novo teste sanguíneo capaz de localizar a área do corpo onde está a aparecer um cancro. Com este teste, será mais fácil combater o cancro prematuramente, noticia a agência Lusa.

“Saber a localização do tumor é essencial para conseguir detê-lo mais cedo”, declarou Kun Zhang, o líder da investigação que foi publicada na revista ‘Nature Genetics’ e docente de bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Califórnia.

O método de deteção é simples: os tumores ao desenvolverem-se competem com as células “normais” pelos nutrientes ainda disponíveis, acabando por as matar.

A partir daqui, os cientistas seguiram o ADN das células mortas, presente no sangue, de modo a identificar o tecido que foi afetado pelas células cancerosas.

“Fizemos esta descoberta por acaso. No princípio, seguíamos a abordagem convencional, procurando células cancerosas e tentando identificar de onde vinham. Mas também detetámos sinais de outras células e percebemos que se juntarmos os dois tipos, podíamos determinar a presença de um tumor e saber onde está a crescer”, explicou Zhang, em declarações reproduzidas pela Lusa.

Agora, a equipa de cientistas passará a sua descoberta para o plano clínico, trabalhando em conjunto com oncologistas para melhorar o método.

Em destaque

Subir