Ciência

Cientistas comprovam que não existiu pausa no aquecimento global como se pensava

Foi divulgado um estudo esta quarta-feira, que negou a existência de uma pausa no aquecimento global entre 1998 e 2014. Isto vem confirmar um estudo sobre as temperaturas dos oceanos realizado em 2015.

A revista científica ‘Science Advances’ publicou um estudo dos cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade de York, no Reino Unido, que vêm comprovar os resultados de um outro estudo de 2015 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês).

O estudo levado a cabo pela NOAA havia demonstrado que a teoria de que teria havido uma fenda no aquecimento global estava errada, pelo que se deveu apenas a uma alteração do método de medição das temperaturas da superfície do mar.

Esta conclusão do relatório da NOAA levantou polémica e a indignação de alguns cientistas, que insistiam que existia uma abertura no aquecimento global, bem como de críticos que consideram este problema ambiental uma farsa.

“Os nossos resultados mostram que essencialmente a NOAA acertou, não estavam a cozinhar os resultados”, disse Zeke Hausfather, autor principal do novo estudo agora publicado.

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas publicou um relatório em 2013, onde concluía que o aquecimento global médio entre 1951 e 2012 tinha sido de 0.12 graus centígrados por década. No entanto, entre 1998 e 2012 havia ficado nos 0,07 graus centígrados, indicando então um “hiato no aquecimento global”.

No artigo publicado na revista ‘Science Advances’, os cientistas da NOAA afirmam que os oceanos tinham realmente aquecido cerca de 0.12 graus Celsius por cada dez anos desde 2000, quase o dobro da estimativa original de 0,07 graus.

A temperatura da superfície dos oceanos é reconhecida como um indicador do aquecimento global e os dados recolhidos para vários estudos revelam que tem havido um crescente aumento do aquecimento.

Este novo estudo utilizou dados independentes de satélites e flutuadores Argo, um sistema de localização mundial e recolha de dados baseado em satélites.

Em destaque

Subir