Ciência

Cientistas catalães criam vírus que combate células cancerosas

Os cientistas criaram um vírus que consegue tornar o sistema imunitário de doentes com cancro mais forte e combater as células tumorais.

“Trabalhamos com adenovírus oncolíticos, vírus modificados para atacarem exclusivamente células cancerosas sem atacar o tecido normal, como forma de terapia dirigida”, afirmou o líder da investigação, Carlos Fajardo.

O estudo foi publicado na revista ‘Cancer Research’, no qual o grupo do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge anuncia ter conseguido contaminar com sucesso as células cancerosas com o vírus, levando-as a produzir um anticorpo que combate uma proteína presente em muitos tipos de cancro.

O vírus em causa, os adenovírus, provocam constipações, conjuntivite ou gastroenterite. No entanto, quando alterados conseguem ser uma arma potente contra o cancro.

O objetivo dos investigadores agora é atrair o investimento de empresas que trabalham a desenvolver anticorpos, para uma colaboração na criação em laboratório de vírus para combater o cancro.

Em destaque

Subir