Ciência

Cientistas apontam para a possibilidade de existência de atmosfera num dos exoplanetas do sistema Trappist-1

Foram recolhidos novos dados sobre a atmosfera de um dos exoplanetas do sistema Trappist-1, descoberto em fevereiro, que reúne as condições necessárias e favoráveis para a existência de vida extraterrestre. Contudo, as confirmações só chegarão no próximo ano com o novo telescópio da NASA.

O exoplaneta em questão é o Trappist-1g, mais precisamente o sexto do sistema Trappist-1, com um tamanho semelhante à Terra e que fica situado na chamada zona de habitabilidade, significando que tem uma temperatura e níveis de radiação perfeitos para a existência de água no estado líquido.

Agora, os cientistas têm novos dados que sugerem a possibilidade de existir uma atmosfera que envolve este exoplaneta há vários milhões de anos, o que também poderá significar a descoberta de vida extraterrestre.

No entanto, os cientistas terão de esperar até ao lançamento do Telescópio Espacial James Webb da Nasa, no próximo ano, para confirmarem a existência da atmosfera.

A equipa de investigadores, para chegar a estas conclusões, recorreu a modelos virtuais do sistema Trappist-1 para determinar quais dos planetas que giram em torno dessa estrela possuíam uma atmosfera instável, analisando os ventos solares e o efeito que este tinha nos sete planetas situados na zona de habitabilidade.

A partir do estudo, publicado na Biblioteca da Universidade de Cornell, descobriram que a atmosfera da maioria dos planetas desta zona não consegue suportas os ventos solares que a estrela emite porque são demasiado densos e velozes, muito mais do que o Sol emite.

Contudo, o planeta Trappist-1g, o sexto do sistema, está na distância perfeita: longe o suficiente para salvaguardar uma atmosfera dos ventos solares e perto o suficiente para manter uma temperatura amena e constante que possibilite a existência de água no estado líquido. Por exemplo, o Trappist-1f já é demasiado frio e está muito afastado da estrela, pelo que não teria possibilidades de ter vida extraterrestre.

Em destaque

Subir