Ciência

Cientistas acreditam que o Monte Evereste poderá ter encolhido devido a sismo

Em 2015, o Nepal sofreu um grande sismo. Cientistas acreditam que o monte Evereste encolheu e que Katmandu deslocou-se vários metros para sul.

Uma equipa de cientistas indianos vai subir o monte Evereste com o objetivo de esclarecer se encolheu após o forte sismo que atingiu o Nepal há dois anos atrás e que matou milhares de pessoas e alterou a paisagem da cordilheira dos Himalaias.

Foram tiradas imagens de satélite depois do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter que levaram os cientistas a acreditar que o monte mais alto do mundo pode ter perdido até 2,5 centímetros dos seus 8.848 metros.

O diretor do principal organismo geográfico da Índia anunciou que irá partir uma expedição, dentro de dois meses, com cinco cientistas que irão passar cerca de um mês no monte Evereste.

“Já passaram dois anos sobre o terramoto e a comunidade científica tem a certeza de que [o monte Evereste] encolheu”, afirmou Swarna Subba Rao à agência indiana PTI.

Este foi o pior sismo a afetar o Nepal, pelo que os cientistas também acreditam que a capital do país, Katmandu, deslocou-se vários metros para sul.

Em destaque

Subir