Mundo

Ciência comprova que cães imitam a personalidade e emoções dos donos

Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, veio corroborar aquilo que há muito tempo suspeitávamos: os cães são o reflexo da personalidade e emoções do dono.

O estudo foi realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Viena, liderado por Iris Schoberl e foi publicado no site da revista científica ‘PLOS One’. A equipa chegou à conclusão de que o comportamento dos donos determina a personalidade dos cães e vice-versa, ou seja, se o dono está mais stressado, o cão também começa a ficar nervoso ou se o dono é mais extrovertido, o cão será daqueles que adoram receber mimos de todos.

Para realizar o estudo, os cientistas observaram o comportamento de 132 cães e respetivos donos. Foram medidos os batimentos cardíacos dos animais, a sua resposta a ameaças e através de amostras de saliva, os cientistas conseguiram medir os níveis de cortisol, a hormona do stress.

Segundo uma publicação feita pela BBC no seu site, a personalidade dos cães foi determinada depois de os donos terem respondido a um questionário sobre o seu comportamento. Os humanos foram avaliados de acordo com cinco traços de personalidade: neuróticos, afáveis, conscientes, extrovertidos e abertos a experiências.

A equipa de cientistas concluiu que é o humano quem mais influencia a personalidade do cão, uma vez que o animal atua como um espelho dos comportamentos do seu dono.

“Sugerimos que as características sociais do dono e do cão influenciam a variabilidade de cortisol diádico [relativo a duas pessoas], sendo o parceiro humano mais influente do que o cão”, defendem os cientistas no estudo, onde salientam o impacto das emoções dos humanos nas emoções dos animais, que tendem a adaptar o seu comportamento consoante o que sentem.

Já em 2015 um grupo de cientistas da Universidade de Nebraska chegou à conclusão que os cães fazem qualquer coisa para se ligarem aos donos de forma consciente ou inconsciente, pelo que verificaram uma espécie de sincronização de hormonas entre o cão e o dono.

Em destaque

Subir