Nas Notícias

Chuva e vento de volta a Portugal

O tempo primaveril dos últimos dias está a chegar ao fim. Já hoje, a chuva, o vento e a agitação marítima devem regressar a Portugal, trazendo ainda neve nas regiões mais altas.

“A previsão para esta semana vai ser caracterizada por uma alteração significativa das condições meteorológicas com uma mudança do estado do tempo. Vamos ter chuva a começar já hoje na região sul e que depois vai evoluindo gradualmente para as restantes regiões e o resto da semana vai ser de chuva praticamente”, adiantou a meteorologista Ângelo Lourenço.

A ‘culpa’ é das depressões que circulam pelo oceano Atlântico, com núcleos próximos aos Açores e outros nas imediações da Madeira.

“Esta depressão tem ondulações frontais que estão a ter uma trajetória de oeste para leste e que vão atingindo sucessivamente os arquipélagos da Madeira, Açores e território continental”, precisou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A chuva já chegou aos Açores e à Madeira, devendo hoje entrar pelo território continental.

“Tudo indica que o dia mais gravoso vai ser dia 28 com precipitação e vento forte, isto tanto para o território do continente como para a Madeira”, acrescentou Ângela Lourenço

Amanhã, as regiões do interior norte e centro com cotas acima dos 600 metros deverão assistir à queda de neve, que será sentida com mais intensidade nas serras do extremo norte do País, já junto à fronteira com Espanha.

“Em relação às temperaturas, hoje vamos ter uma pequena subida da máxima, mas depois tanto a mínima como a máxima vão descer, mas nada de significativo”, acrescentou a meteorologista.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu um aviso amarelo, a vigorar a partir de amanhã, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco, assim como para o arquipélago dos Açores.

A Madeira também vai estar sob aviso amarelo, durante o dia de hoje, mas devido à agitação marítima.

Em destaque

Subir