Mundo

Russos criam chocolate que aumenta a longevidade

Uma equipa de cientistas russa criou o chocolate que adia o envelhecimento e corrige o metabolismo, capaz de melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade. A descoberta foi anunciada pela Academia de Ciências da Rússia (ACR), nesta terça-feira.

O chocolate criado por cientistas russos pode contrariar a velha máxima, segundo a qual tudo o que sabe bem faz mal. Nesta terça-feira, a ACR anunciou a criação de um novo chocolate, capaz de funcionar como elixir da juventude.

Segundo um comunicado, este chocolate feito com limão, estrelas-do-mar e carne de ouriço produz diversos efeitos no corpo humano, melhorando o metabolismo e adiando o envelhecimento.

“O extrato de ouriço e estrela-do-mar adiam o envelhecimento e corrige processos do metabolismo, com efeitos na melhoria da qualidade de vida e na longevidade”, refere a nota divulgada por aquela academia.

Refira-se que a ACR, associada à Universidade Federal do Extremo Oriente russo, é uma entidade que analisa as propriedades de diferentes substâncias marinhas, sendo que desse trabalho de investigação já resultou a criação de suplementos alimentares e de medicamentos.

Esta não é a primeira vez que o chocolate é associado a um retardar do envelhecimento – ainda que num prisma diferente.

Um estudo recente realizado na Columbia University Medical Center, nos EUA concluiu que alguns antioxidantes presentes no chocolate são benéficos para travar o processo de perda de memória que se acentua com o envelhecimento.

Todos os dias, foram sujeitos a uma dieta que previa o consumo de 900 miligramas de antioxidantes (flavonoides), presentes em chocolates. Depois, essas pessoas foram submetidas a testes de memória, durante três meses.

As conclusões apontam num sentido: essas pessoas que consumiram antioxidantes extraídos do chocolate apresentaram melhores resultados ao nível da memória, cujo processo de declínio foi travado.

O trabalho da ACR é completamente diferente, nas substâncias que usa e no controlo do metabolismo, mas aponta num sentido semelhante: adiar processos que estão ligados ao envelhecimento

Em destaque

Subir