Nas Notícias

“Chocada”, Ferreira Leite pede demissão de Passos Coelho

Manuela Ferreira Leite, antiga presidente do PSD, mostrou-se “atónita, chocada, abalada” com o resultado as eleições autárquicas para o PSD – partido onde é das militantes mais influentes – e aguarda a demissão de Pedro Passos Coelho. Questionada se o atual líder tem condições de continuar, Ferreira Leite foi cáustica: “Não, não tem”.

“Estou atónica, chocada. Os resultados são demasiadamente maus para uma pessoa como eu, que gosto do partido, não estar um bocadinho abalada”, afirmou a ex-líder na TVI, em reação aos resultados eleitorais.

A militante social-democrata que, entre outras funções governativas, já foi ministra das Finanças revelou ainda que, apesar deste ato eleitoral ter sido de âmbito local, Pedro Passos Coelho também “foi a eleições”.

Daí que diga que estes resultados foram “demasiadamente maus” e culpe Passos Coelho, pois “houve um conjunto de situações que levaram ao desastre”.

Ferreira Leite deu o exemplo da escolha da candidata a Lisboa por parte do PSD.

“A candidata por Lisboa apareceu tardiamente, porque as estruturas que tinham de fazer a escolha não se entenderam e, ao aparecer tardiamente e como foi escolha do presidente do partido, é evidente que o presidente do partido também foi a eleição.”

Diferença entre Passos e Portas

Nesta reação, a antiga presidente do PSD teve ainda uma declaração que tem agitado os ‘corredores’ internos do partido.

“Muitas pessoas não queriam votar no Pedro Passos Coelho e não votaram, por isso, no PSD”.

Ferreira Leite assumiu que Passos Coelho teve uma governação num tempo “difícil” mas lembra a diferença com Paulo Portas, após a saída do governo da coligação.

“Pedro Passos Coelho passou por uma fase difícil no Governo. (…) Não é fácil ser primeiro-ministro numa situação de resgate. Paulo Portas desapareceu inteligentemente, nunca mais ninguém o viu. A oposição feita ao PS apareceu simplesmente com a cara do Pedro Passos Coelho.”

Em destaque

Subir