Economia

Chineses reforçam controlo da EDP

A EDP ficou (ainda) mais chinesa. A China Three Gorges (CTG), que já era a maior acionista da elétrica que foi portuguesa, comunicou ao regulador que aumentou a posição. A empresa estatal da China controla agora 23,26 por cento do capital da EDP.

Depois de ter comprado 21,35 por cento da elétrica por  2700 milhões de euros, em 2011, a CTG investiu agora mais 208 milhões, de acordo com a informação enviada pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

“Considerando que a signatária era titular, em momento anterior ao da transação, de 780.633.782 ações representativas de 21,35 por cento do capital social da EDP, após a transação passou a mesma entidade a deter 850.777.024 ações”, indica o comunicado.

Esta posição da CTG surge em consequência dos rumores de uma eventual fusão da EDP com a Gas Natural. A energética espanhola terá sondado a empresa chinesa nesse sentido, com este investimento a ser uma afirmação da CTG de que quer (e pode, financeiramente) crescer através da compra de ativos.

Num comentário para a SIC Notícias, Marques Mendes tinha revelado que Isidro Fainé, o presidente da Gas Natural, partiu para a China “cheio de entusiasmo” com a proposta de fusão “e regressou relativamente conformado com um não dos chineses”.

Este investimento indicia que, nos próximos dois anos, a EDP deverá avançar para novas aquisições.

Em destaque

Subir