Insólito

China: Esquizofrénico é mantido enjaulado há 11 anos com os pés acorrentados

homem jaulaUm homem esquizofrénico é mantido enjaulado pela família, há 11 anos com os pés acorrentados, desde 2002. Wu Yuanhong, hoje com 42 anos, cometeu um crime brutal, espancando uma criança até à morte. Uma vez que foi considerado inimputável, vive encerrado numa jaula construída pela família. A imprensa chinesa denunciou o caso.

De pés atados, o chinês vive fechado numa jaula, construída pela família, que teve de acolher este doente com esquizofrenia desde o dia em que a justiça considerou Wu Yuanhong inimputável do crime que retirou a vida a uma criança de 13 anos.

Wu matou uma criança de forma bárbara, espancando-a até à morte, mas não foi condenado a pena de prisão, dada a sua doença. Mas a verdade é que este chinês vive, na realidade, preso, enjaulado pela família, há 11 anos.

A sentença foi ditada em 2002, segundo informa o Information Daily­. Em liberdade, Wu Yuanhong voltou para a terra natal, mas a família acabou por ser pressionada pelos vizinhos, que tinham receio, dado o historial deste esquizofrénico.

A decisão de o prender foi tomada, sendo que a família decidiu construir uma jaula. O chinês conseguiu fugir, até que a família constrói uma nova estrutura, mais resistente, sendo que decidiu também prender os pés a Wu, para evitar uma segunda fuga.

A imprensa local denunciou o caso, que representa um atropelo aos direitos humanos. As imagens mostram um homem vestido com uma camisola e em cuecas, a ser alimentado. A própria mãe assume que foi difícil enjaulá-lo.

“Pode ser louco e ter matado alguém, mas não deixa de ser meu filho. Colocá-lo numa jaula, com as minhas próprias mãos, foi extremamente duro…”, revelou a mãe, em declarações ao Information Daily.

Na China, não existem programas destinados a pessoas que sofram de doenças mentais. E nas zonas rurais faltam meios e profissionais para prestar assistência. Números do Governo chinês dão conta de que existem apenas 20 mil psiquiatras, para uma população total de 1,35 mil milhões.

Este caso foi conhecido no mesmo dia em que se divulgou outra história com contornos cruéis, também na China: um bebé foi resgatado de um esgoto. Veja as imagens, que podem afetar pessoas mais sensíveis.

Em destaque

Subir