Nas Notícias

Chamadas para o 112 por telemóvel apresentam falha grave

Os serviços de 112 não têm um sistema de georreferenciação que permita localizar os pedidos feitos por telemóvel. Só quando as chamadas são feitas por telefone fixo e possível determinar a uma localização exata.

De acordo com o Jornal de Notícias, os serviços de emergência nacionais apresentam uma limitação na georreferenciação: não conseguem detetar a origem de uma chamada feita para o 112, quando a mesma é feita por telemóvel.

Esta lacuna tem levado a que operadores de telefone, equipas de emergência e autoridades tenham dificuldade em responder de forma mais célere, quando as vítimas utilizam o telemóvel para ligar ao 112 (falha que não se verifica quando se utiliza a rede fixa).

Em declarações ao Jornal de Notícias, Paulo Santos, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, destacou que “o tempo é crucial para a segurança das pessoas” que necessitam de socorro e que há casos em que as equipas de Proteção Civil dedicam tempo em demasia a tentar encontras as vítimas.

Em causa está o sistema que vigora nas centrais telefónicas do 112, o Cell ID, que determina apenas a localização da antena das telecomunicações mais próximas.

A rede fixa permite uma georreferenciação exata, ao contrário de um telemóvel.

O problema agrava-se quando se sabe que a maioria dos pedidos de socorro que dão entrada no 112 é feita a partir de rede móvel.

O mesmo jornal dá conta de que o Ministério da Administração já está a corrigir o problema e que em breve as centrais de 112 vão estar dotadas de um sistema que permite receber sinais a partir de smartphones que utilizem o sistema Android, recolhendo as coordenadas de GPS.

Em destaque

Subir