Ciência

A cerveja é mais eficaz no alívio da dor do que os analgésicos

Beber duas cervejas pode ser mais eficaz que tomar comprimidos para as dores, aponta uma pesquisa realizada na Universidade de Greenwich, em Londres.

Os cientistas londrinos desenvolveram 18 estudos, nos quais analisaram mais de 400 participantes saudáveis. Daqui, concluíram que beber duas cervejas é realmente mais eficaz no alívio da dor que tomar analgésicos.

“O álcool pode ser comparado a drogas opiáceas, como a codeína, e os efeitos podem ser mais poderosos que tomar paracetamol”, afirmou Trevor Thompson ao jornal britânico ‘The Sun’.

Segundo o estudo, ter aproximadamente 0,08 por cento de álcool no sangue ajuda a reduzir os níveis de intensidade da dor até um quarto. Agora, resta descobrir se o álcool reduz a sensação de dor ao afetar os recetores cerebrais ou se a dor diminui porque a ansiedade abranda, fazendo-nos pensar que a dor não é nada de mais.

No entanto, os cientistas alertam que ingerir álcool em grandes quantidades não é benéfico para a saúde, uma vez que causa dependência e poderá originar outras doenças mais graves.

“As pesquisas revelam que o álcool é um analgésico eficaz, que provoca reduções clinicamente relevantes na avaliação da intensidade da dor, apesar das potenciais consequências para a saúde a longo prazo”, pode-se ler no estudo.

Em destaque

Subir