Nas Notícias

Vídeo: “Cerca de 80 por cento do Pinhal de Leiria já ardeu”, diz Paulo Vicente

O histórico pinhal dos Descobrimentos é agora um “cenário devastador e dantesco”, diz o presidente da Câmara da Marinha Grande: “Cerca de 80 por cento da manta verde do Pinhal de Leiria já ardeu”.

Em declarações à Lusa, Paulo Vicente lembrou que os vários alertas que foi fazendo para a limpeza do pinhal mandado plantar por D. Afonso III e que D. Dinis mandou ampliar, daqui saindo a madeira para os barcos dos Descobrimentos. Mas não houve limpeza…

“Cerca de 80 por cento da manta verde do Pinhal de Leiria já ardeu, com todas as consequências que isso acarreta”, afirmou o autarca da Marinha Grande, onde se localiza a grande maioria da Mata Nacional de Leiria.

Paulo Vicente lembrou que a responsabilidade da gestão do combustível (o nome técnico para a limpeza das manchas florestais), na faixa de dez metros para cada lado da estrada, é da Infraestruturas de Portugal, pois as estradas que atravessam o pinhal de leiria são todas nacionais.

Na sequência do incêndio de Pedrógão Grande, Gabriel Roldão, que durante mais de quatro décadas fez investigação científica na Mata Nacional de Leiria, também avisara para o “cataclismo” iminente: “O pinhal de Leiria está sujeito a que aconteça um cataclismo enorme por falta de limpeza e de tratamento, que poderá provocar um incêndio que irá destruir a maior parte do pinhal”.

Hoje, vários internautas têm publicado imagens do incêndio que devastou 80 por cento do pinhal de Leiria. Veja este vídeo feito por um dirigente dos Bombeiros Voluntários Vieira de Leiria:

Incêndio no Pinhal de Leiria entre a Vila de Vieira de Leiria e sua praia…(Vieira de Leiria,16 de Outubro de 2017)

Publicado por Henrique Rodrigues em Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017

Em destaque

Subir