Desporto

Celta de Vigo punido… por baixa presença de público

Insólito, no mínimo. O Celta de Vigo foi punido em duas das primeiras quatro jornadas do campeonato espanhol por falta de público. A ausência de adeptos nas bancadas do estádio resultou em multas aos galegos, como está previsto no regulamento.

A Liga de Futebol Profissional de Espanha tem um regra sobre as transmissões televisivas que dita que, quando estádios têm entre 50 e 75 por cento do público no setor que fica oposto à câmara principal, os clubes perdem dois pontos. Estes pontos não são pontos de jogo, mas dizem antes respeito a um sistema de pontuação pelo qual a liga se rege na atribuição das multas.

Caso a ocupação naquele setor seja inferior a 50 por cento, por exemplo, são perdidos quatro pontos. Cada ponto é refletido numa quantia que deve ser paga. A liga, no entanto, não divulga o valor da multa.

O Balaídos, estádio do Celta, tem capacidade par 29 mil adeptos. Apesar da multa, o clube teve um público razoável nos dois encontros que disputou em casa – 16 961 no primeiro e 17 384 no segundo.

O clube já tomou medidas para evitar novas sanções, tendo reduzido o preço dos bilhetes, que vão agora dos 15 aos 40 euros.

 

Em destaque

Subir