País

CDS de luto por Valentim Xavier Pintado, que morreu aos 91 anos

morreu-valentim-xavier-pintadoMorreu ontem Valentim Xavier Pintado, um dos fundadores do CDS. O economista e professor universitário tinha 91 anos de idade.

Juntamente com Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta, Vítor Sá Machado, João Morais Leitão e João Porto, Valentim Xavier Pintado fundou a 19 de julho de 1974 um partido inspirado na democracia cristã, o Partido do Centro Democrático Social, depois abreviado para CDS.

O corpo do economista e professor universitário, que tinha 91 anos de idade, vai estar hoje em em câmara ardente na capela de Nossa Senhora, junto à igreja de São João de Deus, à Praça de Londres (Lisboa).

A missa de corpo presente está agendada para as 21h00, disse uma fonte da família à Lusa.

Amanhã celebra-se uma missa de corpo presente na igreja de São João de Deus, pelas 10h00, saindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres, onde será sepultado.

Natural de Freixo de Espada a Cinta, Valentim Xavier Pintado licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa (1949), fazendo o doutoramento em Economia na Universidade de Edimburgo (1961).

Dirigiu o Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e, em 1964, foi diretor do gabinete de estudos económicos do Banco Português do Atlântico.

Nos anos de 1970 integrou o Governo presidido por Marcelo Caetano, como secretário de Estado do Comércio, sendo o representante português em organismos internacionais como a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Na docência, foi professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, onde chegou a vice-reitor.

Em destaque

Subir