Mundo

Catalunha: Perto de um milhão de manifestantes contra a independência

Milhares de pessoas manifestam-se desde a manhã deste domingo, em Barcelona, contra independência da Catalunha numa marcha marcada pelas bandeiras espanholas, catalãs e europeias. “Vamos recuperar o bom senso”, é o lema da manifestação.

A plataforma Sociedade Civil Catalã estima que a manifestação – que conta com a presença de políticos do Partido Popular, do Partido Cidadãos e do Partido Socialista Catalão PSC – tenha atingido números a rondar os 950 mil participantes, dois dias antes da apresentação de uma declaração de independência no parlamento catalão por Carles Puigdemont, presidente do governo autónomo da Catalunha.

Durante a marcha, faziam-se entoar palavras de ordem como “Eu sou espanhol” ou “Viva Espanha, viva a Catalunha e viva a Guardia Civil”.

A manifestação ganhou repercussões em alguns pontos da Europa, como Bruxelas, Paris ou Londres, onde se reuniram centenas de pessoas em defesa da unificação de Espanha.

O embaixador de Espanha em França, Fernando Carderera, classifica a recente situação da Catalunha como “um golpe de estado em câmara lenta”, sendo “absolutamente intolerável em qualquer Estado de direito, em qualquer país democrático”. “A sociedade catalã é uma sociedade plural”, acrescentou.

“Vamos recuperar o bom senso” é o lema da manifestação que conta com perto de um milhão de participantes, em defesa da unificação de Espanha e contra a independência da Catalunha.

 

Em destaque

Subir