Mundo

Catalunha declara independência mas quer dialogar com Madrid

O Presidente da Generalitat (Governo regional da Catalunha), Carles Puigdemont, declarou a independência da região, mas pretende encetar negociações com Madrid. “Não somos delinquentes, não somos loucos, não somos golpistas, somos gente normal que pede para votar”, diz Puigdemont.

O governante quer agora dialogar com Madrid, deixou um apelo para que as empresas “não fujam” da Catalunha e disse que esta “não é” uma decisão pessoal mas sim resultado do “referendo de 1 de outubro”.

“Assumo o mandato do povo para que a Catalunha se torne independente”, disse no discurso perante o Parlamento, admitindo que a posição com Madrid se tornou “insustentável”.

A sessão estava marcada para as 17:00 (hora de Lisboa), mas começou mais tarde e foi usada também para Puigdemont dizer que as imagens da polícia em confrontos com os catalães o deixaram “horrorizado”.

“Não somos delinquentes, não somos loucos, não somos golpistas, somos gente normal que pede para votar”, disse.

Puigdemont revelou ainda que “apesar dos esforços para combater o referendo, quando os cidadãos chegaram aos colégios eleitorais encontraram todas as condições para votar”.

Nesta declaração, o líder do Governo regional da Catalunha lembrou ainda que “o povo da Catalunha há muitos anos que reclama liberdade para poder decidir e ainda não encontramos interlocutores”.

E deixou uma mensagem ao povo espanhol.

“Não temos nada contra Espanha e os espanhóis”, disse neste esclarecimento.

Agora, espera-se uma reação por parte do governo espanhol, líderado por Mariano Rajoy.

Em destaque

Subir