Economia

Castelo Branco poupa 20 por cento de água com sistema de rega inteligente nos espaços verdes

A Câmara Municipal de Castelo Branco alargou o sistema pioneiro de rega inteligente da cidade em 55 rotundas, 12 separadores e oito espaços verdes numa parceria com a startup Allbesmart.

A partir de agora a Praça do Município, o Largo da Devesa, a Zona do Castelo, o Parque Urbano da Carapalha, o Monte do Índio, o Skate Park, assim como, a zona da Piscina Praia e também as piscinas de Alcains, juntam-se ao Parque Urbano das Violetas, neste projeto de rega inteligente.

Esta inovação tecnológica vai permitir poupanças de cerca de 20 por cento no que respeita ao consumo de água na rega dos espaços verdes.

O sistema inovador permita responder mais rapidamente na gestão da rega dos espaços verdes, e também a poupar água nesse processo.

“O sistema inclui 25 pluviómetros (sensores), que desligam automaticamente a rega quando chove, um processo que vai permitir poupar muita água, facilitando também a gestão deste recurso nos espaços verdes da cidade”, explicou o presidente da autarquia, Luís Correia.

Esta política de regeneração urbana assume para a autarquia o propósito da melhoria da qualidade de vida dos Albicastrenses sem, no entanto, colocar em causa a sustentabilidade ambiental.

Foi a partir deste pressuposto que a Câmara Municipal de Castelo Branco, depois de instalado e avaliado o projeto piloto de rega inteligente no Parque Urbano das Violetas no verão de 2016, optou por alargar esta tecnologia às principais zonas verdes ou de lazer da cidade.

Devido ao clima seco e à extensão das suas áreas verdes, com o investimento agora realizado, esta cidade dá o exemplo de boas práticas na gestão da rega dos espaços verdes, numa lógica de cidade inteligente.

A tecnologia resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal e a Startup Allbesmart instalada no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), em Castelo Branco.

O sistema de rega inteligente, em que a autarquia albicastrense é pioneira na sua utilização, poderá em breve ser utilizado também noutras cidades, que já mostraram interesse em adquirir o sistema.

Em destaque

Subir