Desporto

Casemiro: O acordo entre FC Porto e Real Madrid

A imprensa portuguesa refere que o Real Madrid terá de pagar 7,5 milhões ao FC Porto para resgatar Casemiro e que está obrigado a subir a parada até aos 15 milhões se vender o médio. Faz sentido? Não faz. E o jornal a Marca conta outra história.

Casemiro foi emprestado no início da época passada ao FC Porto pelo Real Madrid. Regressa agora à casa-mãe, sendo que os merengues têm de pagar 7,5 milhões de euros para ter de volta o jogador e ainda ficam obrigados a pagar outros 7,5 milhões aos azuis e brancos se transferirem Casemiro para outro clube.

Esta é a informação que se conhece sobre o regresso (confirmado) de Casemiro à capital espanhola. Mas… este negócio faz sentido?

Seria histórico que um clube pagasse uma soma astronómica para ver regressar um ativo que lhe pertence. Não menos estranho seria a obrigatoriedade de pagar outro valor astronómico para transferir esse mesmo ativo.

A curiosidade fez-nos pesquisar, mas a ausência de informação sobre os valores envolvidos no contrato de cedência, firmado há um ano, deitam por terra qualquer investigação.

Mas a Marca, diário espanhol, escreve a história de outra forma. Num artigo publicado no dia 29 de maio, escreve que o FC Porto manifestou ao Real a vontade de adquirir o passe de Casemiro. Nada de novo.

Escreve também que essa comunicação “surpreendeu” os dirigentes do Real, porque, na prática, “era desnecessária”.

“Nela, o clube português revelou que tinha apresentado uma oferta ao Real para garantir o passe do jogador a título definitivo. Além disso, lembrou que o Real Madrid deve pagar uma quantia em dinheiro, se quiser o brasileiro”, pode ler-se.

E que quantia de dinheiro é essa? “Devolver o que o FC Porto pagou para conseguir o jogador, mais as mais-valias habituais deste tipo de operação, de formação e valorização do jogador”, realça o jornal espanhol.

Deste ponto de vista, o regresso de Casemiro ao Real fica mais claro. No entanto, persistem dúvidas sobre esta transferência, as cláusulas do acordo, bem como as movimentações de verbas entre os clubes.

Em destaque

Subir