Mundo

Casal centenário internado de mãos dadas regressa a casa

Sebastiana, de 101 anos, foi internada a 16 de abril. No mesmo dia, o marido, Francisco, de 102 anos, era internado, por outro motivo. Ao conhecer a história de amor do casal, o hospital quebrou o protocolo para que ficassem juntos, “de mãozinhas dadas”. Tiveram alta médica ontem à tarde.

A história tem emocionado o Brasil ao longo desta semana. Juntos há 82 anos, Sebastiana e Francisco deram entrada no Hospital Regional de Samambaia no mesmo dia, ela por causa da diabetes, ele devido a um problema renal.

Ficaram internados em alas diferentes, mas não estavam interessados no tratamento. Sebastiana queria saber onde estava Francisco, este só se preocupava em saber da mulher.

“Não se cansavam de perguntar um pelo outro”, revelou uma neta, Jane Alves.

No dia 20, a administração do hospital mandou quebrar uma norma que tem publicada no regulamento. O casal centenário foi autorizado a ficar no mesmo quarto.

Sebastiana e Francisco “dormiram de mãozinhas dadas”, como noticiou a imprensa brasileira.

Quando foram instalados no mesmo quarto, os idosos ficaram em camas separadas. A família juntou-as durante o dia, mas à noite tinha de desfazer esse arranjo, por causa dos equipamentos médicos.

“Quando se afastavam, eles sentiam muito”, garantiu a neta. Francisco nem precisava de o dizer, era bem visível.

“O meu avô passava a noite toda procurando a mão dela”, acrescentou Jane.

Durante os dez dias de internamento, o casal fez uma promessa. “Um não vai morrer sem o outro”.

Ontem à tarde, os eternos apaixonados tiveram alta. E regressaram a casa, prontos para continuarem um casamento que começou em outubro de 1936.

Já passaram oito décadas e os tempos são diferentes. Na altura, Sebastiana e Francisco tiveram de fugir, a cavalo, das respetivas famílias.

“No caminho, pararam numa igreja e casaram”, adiantou a neta.

Agora, o casal tem cerca de 70 netos, 45 bisnetos e ainda oito trinetos.

Já em casa, Sebastiana, de 101 anos, e Francisco, de 102 anos, almoçaram carne moída, arroz, feijão e mandioca. Depois, ouviram a neta contar como a foto deles “de mãozinhas dadas” se tornou viral.

“Agora eles já sabem que o Brasil conhece o amor deles”, concluiu a neta: “O meu avô sorriu e disse que ama mesmo a ‘Bastiana'”.

Em destaque

Subir