Nas Notícias

Cartazes a criticar o Papa Francisco espalhados pelas ruas de Roma

No passado sábado, dezenas de cartazes anónimos com críticas ao Papa Francisco estiveram espalhados por várias ruas de Roma. A origem dos mesmos está agora a ser investigada pelas autoridades italianas.

Os cartazes estiveram espalhados pela capital italiana e não estavam assinados nem tinham qualquer referência dos autores. Horas depois os cartazes foram tapados por outros em branco, com o logótipo institucional da Câmara de Roma, com o texto “publicidade ilegal”.

Os cartazes continham uma imagem do Papa com uma cara séria, acompanhada por um texto: “France, interditaste congregações, afastaste sacerdotes, decapitaste a Ordem de Malta e os franciscanos da Imaculada, ignoraste cardeais…mas onde está a tua misericórdia?”.

Antonio Spadaro, o diretor da ‘Civiltà Cattolica’, a revista da Companhia de Jesus, comentou no Twitter que os cartazes são “uma medalha” pelo empenho do Papa “contra os muros e o racismo”.

“Um sinal de que está a trabalhar bem e que está incomodando muito”, acrescenta Spadaro, consultor nos Conselhos Pontifícios de Cultura e Comunicação Social.

Os cartazes surgiram no mesmo dia em que Francisco reforçou a sua autoridade sobre a Ordem de Malta, quando nomeou um arcebispo do Vaticano, Angelo Becciu, para ser o seu representante especial junto da antiga ordem aristocrática.

Foi concebido a Becciu “todos os poderes necessários” para o estabelecimento das bases de uma nova constituição para a Ordem, conduzir a renovação espiritual dos seus cavaleiros e preparar a eleição de um novo grão-mestre. Esta intervenção do Papa levantou críticas dos conservadores analíticos.

A referência nos cartazes do Papa ter ignorado cardeais, está relacionado com o facto de quatro cardeais terem pedido publicamente que Francisco clarificasse se os católicos divorciados e que tinham voltado a casar civilmente podiam receber a comunhão. Contudo, o Papa Francisco não lhes respondeu diretamente.

Em destaque

Subir