Cultura

Cartaz do Vodafone Paredes de Coura. Todos os nomes

As tardes dos dias 20, 21 e 22 de agosto vão contar novamente com a já habitual programação do Palco Jazz na Relva. A 23.ª edição do festival traz à Praia Fluvial do Taboão os concertos de Núria Graham e Macadame, no dia 20, de Peixe e Penicos de Prata, no dia 21, e de El Rupe e Serushio, a 22 de agosto. Esta programação junta-se ao já conhecido cartaz completo do Vodafone Paredes de Coura 2015 que entre 19 e 22 de agosto tem como protagonistas Tame Impala, Slowdive, TV On The Radio, Lykke Li, Temples, Ratatat, The War On Drugs, Father John Misty, entre outros.

Os Macadame começaram onde começa uma mesa comprida de madeira, em horas e horas passadas a ouvir outra gente cantar, tocar, e contar a música que depois fizeram sua. Então, quatro rapazes e uma rapariga, de formações tão diferentes, acabaram por se encontrar no gosto pela música tradicional.

Um gosto que cresceu até se transformar numa espécie de paixão inquebrantável, daquelas que nos revolvem os sentidos e nos fazem ver as coisas de que gostamos como ninguém as vê.

‘Pão Quente e Bacalhau Cru’, o álbum de estreia editado em maio de 2014, é uma abordagem marcada pelo convívio animado entre a eletrónica e os temas populares, entre os instrumentos elétricos e tradicionais, e em que diversas influências confluem para a criação de um universo muito próprio e envolvente.

No epicentro de uma vastidão de influências surge Núria Graham que não precisa de muitos minutos em palco para nos convencer que estamos diante de um talento inusual.

Quer pela sua genuinidade quer pelo seu pop clássico que se passeia com solidez por ‘First Tracks’, o demo de estreia, Núria consegue transportar a audiência para um cenário idílico, uma espécie de paisagem de montes e vales que não cansamos de contemplar.

A sua primeira atuação em fevereiro de 2013 no Jazz Cava in Vic marcou o despontar de uma carreira que nos últimos dois anos tem acumulado elogios e que vem alimentando a vontade de adivinhar qual o próximo passo da autora de ‘Bird Eyes’.

Quem já deu bastantes passos mas não se cansa de caminhar é Peixe. E ainda bem que isso acontece, não fosse a criatividade de Pedro Cardoso um posso sem fim que já deixou uma marca indelével em bandas que dispensam qualquer apresentação, como é o caso dos Ornatos Violeta e dos Pluto.

Passeando-se pelo rock ou pelo jazz, Peixe tem um talento ímpar na ponta dos dedos que o levou a abraçar projectos distintos como a banda jazz DEP, a Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos que dirige e que tem o apoio da Casa da Música, o Teatro Bruto ao lado da encenadora Ana Luena com quem colaborou na criação de concerto teatrais e o Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde onde compôs com o grupo Zelig um par de bandas sonoras.

Depois de ter lançado ‘Apneia’ em 2012, Peixe chega agora com o segundo registo a solo, ‘Motor’, motivo mais que suficiente para subir ao Palco Jazz na Relva no dia 21 de agosto.

Com humor e irreverência chegam os Penicos de Prata, um quarteto de cordas formado por ukulele, guitarra, violoncelo e contrabaixo que compõe para poesia erótica e satírica portuguesa.

A música acompanha cada palavra, cada poema, cada poeta, criando universos desconcertantes e transgressores, enquadrados na respeitável tradição nacional da poesia dita brejeira, burlesca, satírica e erótica. Penicos de Prata prometem desafiar o público do Vodafone Paredes de Coura 2015, interpelando o seu íntimo mais obscuro, sempre com humor e ironia.

 

A programação de dia 22 de agosto do Palco Jazz na Relva fica a cargo de El Rupe e Serushio. El Rupe é o projeto jazzístico de Samuel Coelho, Rui Sousa e Pedro Oliveira, um trio que procura reflectir e redescobrir-se a si próprio na criação de novas texturas, sendo a intensidade sonora parte fulcral da sua composição musical. Com uma forte componente melódica, a sua música tanto se revela frágil e capaz de exprimir suaves e delicadas intimidades, como se transforma em algo mais cru e sagaz.

Nas mãos do músico portuense Sérgio Silva nasce o projeto Serushio, uma aventura que teve como ponto de partida os estudos de Sérgio em Boston na Berkley College of Music.

De regresso a Portugal, Serushio ganha forma e estreia-se em 2004 num concerto no Mosteiro da Batalha. Depois de várias aventuras por palcos nacionais, entre concertos menos convencionais como os que protagonizou à boleia do Metro do Porto, Sérgio Silva cruza-se com José Vieira em 2011 e lança ‘Sights & Scenes’.

Em 2014, já com o segundo E.P. ‘Life On Extended Play’ na bagagem, o dueto começa a preparar o seu primeiro disco de longa duração e representa Portugal na 32.ª edição do Canadian Music Week. ‘I’m Not Lost…Just Don’t Want To Be Found’ é o novo álbum de Serushi que levará Sérgio Silva e José Vieira ao Vodafone Paredes de Coura 2015.

Em destaque

Subir