Desporto

Carol Henriques conquista título europeu de surf

A portuguesa Carol Henriques conquistou esta sexta-feira o título europeu de surf ao beneficiar da eliminação da espanhola Garazi Sanchez-Ortun nos quarto de final do Anfaplace Pro Casablanca, em Marrocos. É a primeira portuguesa a conquistar esta distinção.

Apesar da ‘queda’ na primeira ronda da prova marroquina, a bicampeã nacional manteve a liderança gravas ao afastamento de Sahcez Ortun nos ‘quartos’, frente à portuguesa Yolander Hopkins.

“Estou muito feliz. Sabia que estava na liderança da corrida porque estive quase toda a ‘perna’ europeia à frente, mas com uma pontuação muito perto da Justin Dupont, da Garai Sánchez e até da Maud Le Carr e da Camilla Kem. Sabia que estava muito em aberto, haviam muitas etapas. Até à última etapa estava acessível para Garazi vencer. Depois, em Marrocos aconteeu que eu não tive um bom resultado mas os meus resultados anteriores e acabam por me favorecer e acabei por conquistar mesmo o título de campeã europeia”, explicou Carol Henrique.

A surfista tornou-se na primeira atleta lusa a conquistar o título europeu, reeditando o feito de Justin Mujica, em 2004, e do seu irmão Pedro Henrique, em 2015.

“Não tinha a certeza se eu era a primeira a conseguir o título para Portugal, só depois tive a certeza absoluta. Estou mesmo feliz. Além de ser um objetivo pessoal, é também muito gratificante poder dar este título a Portugal”, confessou a nova campeã europeia.

Teresa Bonvalot é atualmente bicampeã continental de juniores, enquanto Vasco Ribeiro conquistou o título nesta categoria em 2014.

Em destaque

Subir