Mundo

Carne crua do porco vai ser proibida nos restaurantes do Japão

raw basashi

Os restaurantes do Japão vão ser proibidos de servir iguarias de carne crua do porco. A decisão partiu do Ministério da Saúde, preocupado com o aumento dos casos de hepatite E e de infeções parasitárias. Petiscos como o sashimi de fígado só poderão ser comidos em casa.

Os restaurantes do Japão, sejam eles ‘gourmet’ ou uma roulote, vão ser proibidos de servir carne de porco numa das formas mais apreciadas: crua.

A lei está a ser ultimada e, segundo a imprensa nipónica, deverá entrar em vigor em meados do próximo mês.

Os estabelecimentos que confeccionem carnes terão de esterilizar a de porco com tratamentos de calor, enquanto os ‘yakiniku’, os restaurantes onde são os clientes quem confecionam os alimentos (há uma panela por mesa), terão de ter uma série de avisos, bem visíveis, sobre os riscos associados às carnes cruas ou pouco cozinhadas.

A decisão de proibir a carne crua do porco nos restaurantes partiu do Ministério da Saúde, preocupado com o aumento dos casos de hepatite E e de infeções parasitárias.

Desde 2012, quando o fígado de vaca foi proibido, os japoneses viraram-se mais para o consumo de fígado de porco. As autoridades nipónicas acreditam que este aumento do consumo estará relacionado com o aumento dos casos de hepatite E, que estão perto de triplicar face a 2011: a subida foi de 55 para 146 casos.

Para garantir que a lei é cumprida, a mesma será associada a uma moldura penal pesada, que prevê desde uma multa até à pena de prisão.

Em destaque

Subir