Motores

Carlos Vieira ganha primeiro ‘round’ no Algarve

Carlos Vieira começou em vantagem o Rali Casinos do Algarve, que este fim de semana ‘fecha’ o Campeonato Nacional da especialidade. O piloto de Fafe, apesar de diminuído fisicamente – ao nível do pescoço – conseguiu lutar de igual para igual com Carlos Martins, que alinha na prova aos comandos de um carro idêntico ao minhoto.

Os dois pilotos dos Citroën DS3 R5 mantiveram um duelo acesso até à última especial do dia, ganha por Vieira, enquanto Martins fazia um pião que o atirava da segunda para a sexta posição.

Carlos Vieira e Jorge Carvalho ganharam duas especiais, antes de um pião os fazer perder o comando do rali, mas depois a dupla nortenha recuperou a posição a Carlos Martins e Daniel Amaral, que pareceram ser os rivais da equipa da Sports & You no campeonato. No último troço do dia Pedro Meireles beneficiou do percalço do piloto alentejana e terminou na segunda posição, partindo para o segundo dia a uma dezena de segundos do seu rival no campeonato.

Ricardo Moura era, à partida, um forte candidato a lutar pela primazia, mas tal não se confirmou. Em vez do açoriano, que viria a ter problemas no seu Ford Fiesta R5, foram os turcos Yagiz Avci e Orahn Avicioglu e o checo Ondrej Bisaha, que disputam o Eurpean Rally Trophy, a intrometerem-se na discussão dos primeiros lugares, completando o top cinco neste primeiro dia.

Nas duas rodas motrizes o ‘santo da casa’ Diogo Gago não fez ‘milagres’, mas dominou aos comandos do Peugeot 208 R2, apesar da forte oposição de Pedro Paixão, que aos comandos de um Renault Clio R3 está a ser a boa surpresa da prova, apesar de vir da Madeira e nunca ter competido no rali algarvio. No Agrupamento de Produção (RC2N) o também algarvio Ricardo Teodósio leva para já vontade aos comandos do seu Mitsubishi, enquanto que Ricardo Costa lidera a Taça de Ralis de Asfalto.

Classificação após a 5ª PE

1º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) 23m10,3s
2º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 10s
3º Orahn Avicioglu/Burçin Korkmaz (Skoda) + 11,4s
4º Ondrej Bisaha/Jiri Hovorka (Ford) + 12,8s
5º Yagiz Avci/Bahadir Gucenmez (Skoda) + 13,7s
6º Carlos Martins/Daniel Amaral (Citroën) + 16,1s
7º Vojitech Stafj/Marketa Skacelova (Skoda) + 56,4s
8º Antonin Tlustak/Ivo Vybiral (Skoda) + 59,4s
9º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 59,8s
10º Pauric Duffy/Andy Hayes (Ford) 1m45,8s

Em destaque

Subir