Motores

Carlos Vieira estreia-se a ganhar no ‘Nacional’ de ralis

Carlos Vieira e Jorge Carvalho venceram a sua primeira prova no campeonato nacional de ralis, ao imporem-se no Rali Casino de Espinho, após um emocionante duelo com José Pedro Fontes. Uma luta ao segundo, que o piloto de Fafe viria a vencer por quatro segundos.

O campeão nacional até venceu mais uma especial do que Vieira, mas o ganho deste na manhã deste segundo dia revelou-se fundamental para que pudesse defender-se de Fontes.

Depois de um toque numa roda na fase matinal, que o deixou a pensar que tinha furado, Carlos Vieira ganhou confiança para os troços seguintes a terminou a primeira ronda pelos troços cronometrados de Burgães, Arestal, Rio Caima e Ferreira de Castro com mais de sete segundos de vantagem sobre José Pedro Fontes.

Da parte da tarde o piloto minhoto não geriu, andou o melhor que podia. “Sabia que só assim poderia derrotar um piloto como o Zé Pedro. E assim foi. Estivemos bem como já estivemos noutros ralis, embora este seja especial como outros disputados até em pisos de terra. Foi um reviver dos nossos tempos de velocidade”, afirmou o vencedor no final.

José Pedro Fontes não argumentou nenhum problema no seu DS3 R5. “Foi o piloto. O Carlos foi melhor e assim só lhe posso dar os parabéns. Também foi um testemunho que o Citroën DS3 R5 é o melhor carro em pisos de asfalto”, afirmou o campeão nacional

No último lugar do pódio João Barros – o vencedor da super especial de sexta-feira – nunca foi rival para os dois pilotos da frente. O piloto do Ford Fiesta R5 andou o que sabia e podia, terminado a quase 56 segundos do vencedor.

Também não deveria ser incomodado por Pedro Meireles se este não tivesse de abandonar com um rolamento de uma roda do seu Skoda Fabia R5 gripada. O que promoveu Miguel Barbosa ao quarto lugar. Isto depois de um rali onde o piloto lisboeta se queixou de alguns problemas com os pneus, sobretudo da parte da manhã.

O Grupo N foi ganho Carlos Martins, que fez uma prova consistente admitindo que a penalização sofrida por Ricardo Teodósio – devido a um erro no percurso logo no começo do rali – lhe facilitou o triunfo.

Nas duas rodas motrizes Gil Antunes levou para casa a sua segunda vitória da época, depois daquela conseguida nos Açores. O piloto de Sintra até nem aprecia muito a prova do Targa Clube, mas acabou por aproveitar uma penalização (erro de notas) de Paulo Neto perto do final, e também do despiste do favorito Pedro Antunes.

Classificação

1º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) 1h01m41,0s
2º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) + 4,0s
3º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 55,9s
4º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 2m17,2s
5º Joaquim Alves/Luís Ramalho (Ford) + 2m28,9s
6º Elias Barros/Paulo Babo (Ford) + 3,56,8s
7º Carlos Martins/Daniel Amaral (Mitsubishi) + 5m03,6s
8º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 5m17,2s
9º Gil Antunes/Diogo Correia (Renault) + 6m09,0s
10ºDaniel Nunes/Rui Raimundo (Peugeot) + 6m36,9s

Em destaque

Subir