Nas Notícias

Cardeal de Lisboa aconselha abstinência sexual aos recasados católicos

D. Manuel Clemente, Cardeal patriarca de Lisboa, entende que os católicos recasados se devem abster de praticar atos sexuais, enquanto os seus casamentos não sejam considerados nulos pela igreja Católica, uma vez que estão “em situação irregular” no que toca aos sacramentos.

Nas orientações que deixa, o Cardeal patriarca de Lisboa aconselha a que as pessoas recasadas a viverem “de modo reservado” e propõe “a vida em continência na nova situação”.

Na nota publicada a 6 de fevereiro de 2018 e divulgada, nesta quinta-feira, pelo jornal Público, D. Manuel Clemente diz que não “(…) convém falar de ‘autorizações’ para aceder aos sacramentos, mas de um processo de discernimento acompanhado por um pastor.”

 

D. Manuel Clemente apela a que seja feita uma reflexão junto de um padre sobre o que levou à separação e realidade do novo casal.

Os conselhos do Cardeal patriarca de Lisboa indicam ainda que a reinserção dos católicos recasados “não acaba necessariamente nos sacramentos”.

Os católicos recasados que não tenham contraído o matrimónio (numa primeira ocasião) pela igreja e apenas o tenham feito no civil, estão dispensados desta abstinência.

Em destaque

Subir