Nas Redes

Cara do padroeiro dos namorados revelada através de reconstrução facial

Equipa brasileira recorreu à tecnologia de mapeamento 3D a partir do crânio de São Valentim, que está em exposição na Basílica de Santa Maria de Cosmedin, em Roma.

O dia de São Valentim é celebrado hoje, em homenagem do santo que foi executado neste dia há 1700 anos.

Para assinalar a efeméride, um grupo de investigadores brasileiros decidiu utilizar tecnologia de mapeamento 3D para reconstruir a cara de São Valentim, mostrando, pela primeira vez, a cara do homem que dá nome ao dia de hoje.

Segundo o ‘Daily Mail’, os investigadores basearam-se no crânio de São Valentim, que está em exposição na Basílica de Santa Maria de Cosmedin, em Itália. Graças a esse crânio parcial, o designer gráfico Cícero Moraes utilizou tecnologia 3D para reconstruir a cara do santo.

“Tem sido um projeto raro, entusiasmante e complicado. Não é habitual ter acesso a relíquias preciosas e relevantes como esta. Tivemos sorte em estar no lugar certo à hora certa. Trabalhámos neste projeto durante três meses e revelar a cara de São Valentim agora, é uma forma oportuna de recordar porque é que este dia de afeto começou. O nosso trabalho dá ao mundo uma referência visual de a quem devemos agradecer por esta celebração”, explicou Cícero Moraes.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir