Nas Notícias

É capaz de perdoar? A sua saúde física e mental agradece

De acordo com um estudo da Luther College e pela Universidade da Califórnia, as pessoas capazes de perdoar protegem a sua saúde física e mental. “O ato de perdoar funciona como uma espécie de amortecedor contra o stress”, explica Loren Toussaint, psicólogo e coautor da pesquisa.

Qual é a sua capacidade de perdoar? Um estudo comparou a indulgência a problemas de saúde mental, como o stress. E concluiu que estes efeitos negativos estão mais presentes em pessoas com maior dificuldade em aceitar um perdão.

Fizeram-lhe mal e é incapaz de aceitar um pedido de perdão? Pois saiba que pior que o mal que lhe fizeram pode ser a sua incapacidade de aceitar esse pedido.

Uma pesquisa realizada por investigadores da Luther College e da Universidade da Califórnia, nos EUA, associa a capacidade de perdoar a alguns benefícios para a saúde mental, desde logo os níveis de stress, mas também na saúde física.

O estudo, que mereceu honras de publicação no jornal científico Psychology Journal of Health, que se dedica à saúde, demonstra que as pessoas que conseguem perdoar mais facilmente estão mais protegidas deses problemas.

E não está apenas em causa a capacidade de perdoar os outros. Perdoarmo-nos a nós próprios – ou sermos capazes de eliminar o sentimento de culpa – também acarreta benefícios.

O estudo da Luther College e da Universidade da Califórnia foi publicado no Psychology Journal of Health e teve grande destaque na prestigiada revista Time.

Os autores deste trabalho solicitaram a 148 adultos que preenchessem inquéritos, com o objetivo de analisar a saúde física e mental, bem como os níveis de stress perante determinadas circunstâncias da vida. E associaram esses dados à capacidade dessas pessoas em perdoar.

E concluíram que as pessoas mais indulgentes ou condescendentes mostraram uma melhor facilidade em superar problemas de saúde decorrentes do stress.

“O ato de perdoar funciona como uma espécie de amortecedor contra o stress. Quem não tiver uma propensão para perdoar, sentirá os efeitos do stress de modo muito mais agressivo”, salientou Loren Toussaint, coautor do estudo e docente de Psicologia na Luther College.

Apesar dos dados recolhidos, os investigadores salientam que perdoar não pode ser considerada uma espécie de cura para o stress e seus efeitos. Porém, ser indulgente é um bom aliado para lidas com os problemas e encarar situações stressantes de forma menos intranquila.

“O perdão elimina a ligação entre stress e doença mental. E como com certeza que as pessoas querem sentir-se bem, perdoar é uma boa oportunidade”, assinala Loren Toussaint, que lembra também que as terapias de stress devem prever o estímulo ao perdão.

Em destaque

Subir