Ciência

Caneta precisa de 10 segundos para ‘escrever’ diagnóstico de cancro

A mais recente evolução tecnológica na luta contra o cancro parece uma caneta e usa-se como tal. A diferença é que, ao invés de escrever, deteta mutações cancerosas nos tecidos. E só precisa de 10 segundos para traçar o diagnóstico de cancro.

A MasSpec Pen demonstrou, nos mais recentes ensaios clínicos, uma precisão de 96 por cento na deteção de cancro nos tecidos.

Ao conseguir analisar os tecidos em apenas 10 segundos, a caneta mostrou ainda ser 150 vezes mais rápida do que as atuais ferramentas de diagnóstico.

Quando for aprovada pelos reguladores de saúde, esta ‘caneta oncológica’ será uma preciosa ajuda para os cirurgiões, que muitas vezes acabam por remover tecido saudável dada a suspeita de poder estar canceroso.

“A nossa tecnologia pode melhorar enormemente as probabilidades dos cirurgiões eliminarem realmente todos os vestígios do cancro numa operação”, salientou Livia Schiavinato Eberlin, professora de Química da Universidade do Texas (EUA) e coordenadora da equipa que desenvolveu a caneta.

Nos ensaios, os investigadores compararam 253 amostras de tecido humano, comparando a parte cancerosa com o tecido saudável.

Revelando uma eficácia de 96 por cento, a MasSpec Pen conseguia detetar o tecido doente sem danificar o saudável, como destacaram os cientistas.

O resultado igualou o que tinha sido obtido no teste com ratinhos.

Livia Schiavinato Eberlin acredita que, no próximo ano, a caneta poderá ser utilizada em testes com doentes oncológicos.

Em destaque

Subir