Nas Notícias

Candidata do PS goza rival do CDS por causa do sotaque: “Ninguém vai-o entender”

A campanha para as autárquicas atingiu um novo fundo em São Francisco de Assis, na Covilhã. A candidata do PS gozou com o ataque do rival do CDS, que viveu anos emigrado na Venezuela. “É bom que o seu português melhore ou ninguém vai-o entender”, ironizou Joana Campos.

O caso, hoje relatado pelo jornal I, levou mesmo o CDS a exigir ao PS que retire o apoio à cabeça de lista.

“Há 16 anos o senhor nem vivia nem sabia qual era a aldeia de São Francisco de Assis. Se o senhor nasceu na Venezuela, as suas raízes são na Venezuela”, afirmou Joana Campos, no debate com Júlio Canhoto, gozando com o sotaque latino do candidato do CDS: “É bom que o seu português melhore ou ninguém vai-o entender”.

No debate, promovido pela Rádio Cova da Beira, a candidata do PS acusou ainda Júlio Canhoto de só estar “nesta aldeia porque teve que fugir do país em que estava”, a Venezuela.

Um discurso que chocou o CDS, ao ponto do vice-presidente Adolfo Mesquita Nunes, que é o candidato centrista à Câmara da Covilhã (onde fica a freguesia de São Francisco de Assis), vir exigir ao PS que retire Joana Campos das listas.

“Um luso-descendente que regressa para trabalhar numa das mais isoladas freguesias do concelho e se propõe trabalhar pela sua freguesia foi gozado e insultado em direto pela candidata apoiada pelo PS. [Joana Campos] imitou e gozou com o sotaque dele, depreciou a sua condição de emigrante, acusou-o de não saber de nada por ter estado emigrado”, afirmou Mesquita Nunes: “O tom, o gozo e a vontade de humilhar, próprios dos xenófobos e nacionalistas, que a candidata manifestou merecem o nosso repudio. O PS vai manter o seu apoio a quem goza com os nossos emigrantes e não lhes reconhece direitos políticos? Ou vai honrar o seu passado na Covilhã e retirar-lhe o apoio?”

Em destaque

Subir