Nas Notícias

Cancro: Novo tratamento é “caro”, mas resultados são uma “revolução”

investigacao v1

Há um novo tratamento contra o cancro a registar “resultados muito interessantes”: o problema, diz o mesmo especialista que o elogia, é o preço. Recorrer à ativação do sistema imunológico através de moléculas biológicas é um processo “realmente caro”.

Há uma nova esperança para quem lida com o cancro em fase já avançada, mas condicionada a um preço “realmente caro”.

O vice diretor do Instituto de Medicina Molecular (IMM), Bruno Silva Santos, destacou os bons resultados que têm sido registados por um novo tratamento, baseado na ativação do sistema imunológico.

Esta metodologia na área da imunoterapia, aplicada através de moléculas biológicas, tem vindo a demonstrar “resultados muito interessantes”. O problema, continuou o mesmo especialista, é ser um tratamento “realmente caro”, pelo que a sua aplicação vai depender da decisão dos responsáveis hospitalares.

“Estes tratamentos são uma grande revolução e estão indicados para cancros mais avançados, pois para cancros em fases iniciais temos outras alternativas”, complementou o responsável do IMM, em declarações à Lusa.

Segundo Bruno Silva Santos, o tratamento, chamado pembrolizumab, vai estar disponível em Portugal a partir deste mês.

“É necessário que o Sistema Nacional de Saúde tenha dinheiro para comparticipar”, alertou o especialista, sendo esta uma decisão que “tem de ser tomada ao mais alto nível nos vários hospitais”, uma vez que o tratamento tem um custo a rondar os 100 mil euros.

“É realmente caro”, admitiu o vice diretor do IMM.

Em destaque

Subir